Documentações necessárias para viagens internacionais

6 Curtidas. 22567 Visualizações

Viagens exigem muita organização, mas, quando ela é internacional, o planejamento é ainda mais necessário. Principalmente no que diz respeito à documentação. Então, pensando em ajudar você, selecionamos informações essenciais sobre o tema.  

Viagens exigem muita organização, mas, quando ela é internacional, o planejamento é ainda mais necessário. Principalmente no que diz respeito à documentação. Afinal, para entrar em um território estrangeiro, é necessário seguir alguns processos burocráticos que tendem a gerar várias dúvidas. 

Então, pensando em ajudar você, selecionamos informações essenciais sobre o tema. Além disso, vamos atualizá-lo sobre as principais regras de documentação relacionadas à situação da pandemia pela Covid-19. Boa leitura!

Dúvidas sobre documentações básicas

Quando se trata de viagem internacional, as regras sobre quais documentos são obrigatórios variam bastante, pois cada território possui exigências próprias. Sendo assim, é indispensável que você entre no site do país de destino e leia com atenção tudo o que é solicitado. Dessa maneira, evita surpresas de última hora. 

Todavia, existem algumas normas gerais que podemos apresentar de imediato e poupar seu tempo de pesquisa Elas estão ligadas a passaporte, visto e autorização para viagens de menores de idade. 

RG ou Passaporte?

Caso sua viagem seja para algum dos países que integram o Mercosul, você não precisa de passaporte e pode usar apenas o RG como documento de identificação. Essa regra, porém, vale apenas para viagens de turismo, e a carteira de identidade deve ser recente, ou seja, emitida há menos de dez anos. 

Só para refrescar sua memória, os territórios que fazem parte do Mercosul, seja como membros ou associados são:

  • Brasil;
  • Argentina;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Equador;
  • Paraguai;
  • Peru;
  • Uruguai. 

Caso queira entrar em qualquer outro território que não esteja na lista acima, precisará fazer um passaporte.  

Validade do passaporte

É importante que você saiba que os passaportes possuem data de validade. Portanto, se o seu estiver desatualizado, será necessário solicitar um novo. 

De forma geral, para maiores de 18 anos, o passaporte tem validade de 10 anos. No caso de crianças e adolescentes, o tempo muda de acordo com a idade. As regas específicas podem ser conferidas diretamente no site da Polícia Federal. 

Além da validade total, alguns países exigem também um tempo de validade mínimo antes do momento do embarque. Isso muda de acordo com as regras de cada território, mas o recomendado é que a data de expiração do passaporte esteja, pelo menos, para daqui a seis meses.   

O visto é necessário em todos os países?

O visto é uma autorização dada pelo governo de determinado país para que você possa entrar em seu território. Este documento não é exigido por todas as nações. Portanto, verifique qual o caso do local para onde vai. 

Se for necessário tirar um visto, você terá que agendar uma entrevista na embaixada do país de destino e apresentar documentos específicos. Estes variam de acordo com as regras de cada governo. É importante frisar que em todos os caso o seu passaporte precisa estar dentro da validade para que o visto seja liberado.  

Como funciona a autorização para menores de idade?

É preciso ter atenção especial se for realizar uma viagem internacional com crianças e adolescentes, pois, dependendo do caso, existem documentos extras que você deve ter em mãos. 

Se a viagem for feita com ambos os pais, o processo é simples e basta apresentar o  passaporte dos menores, que precisam estar dentro da validade. 

Por outro lado, se o trajeto for feito na presença de apenas um dos pais, é necessário apresentar autorização por escrito do outro responsável. Já quando a viagem é feita na companhia de parentes ou outros adultos, a autorização deve ser de ambos os pais. 

Também é possível deixar registrada essas autorizações diretamente no passaporte dos pequenos. Para tal, no momento da emissão, os responsáveis devem informar o tipo de permissão desejada: 

  • o menor está autorizado a viajar desacompanhado ou com apenas um dos pais;
  • o menor está autorizado a viajar com apenas um dos pais;
  • o menor precisa de autorização para viajar desacompanhado ou somente com um dos pais. 

Pandemia e as documentações para viagens internacionais

A pandemia da Covid-19 trouxe novas regras de documentação relacionadas às viagens internacionais. Portanto, você precisa ficar de olho nas exigências adicionais para realizar um embarque tranquilo e sem imprevistos. 

As fronteiras estão abertas?

A maior parte das nações internacionais está aceitando a entrada de brasileiros. A grande questão é que, em quase todas elas, há a necessidade de seguir protocolos específicos para conseguir embarcar. 

Dessa maneira, antes de comprar passagem ou separar documentos, veja se o seu destino está com as fronteiras liberadas. 

É preciso fazer o teste para Covid-19?

Praticamente todas as nações estrangeiras para as quais é possível viajar exigem que você apresente um teste negativo para a Covid-19. 

O período para realização deste exame varia dependendo do país. Para alguns, como é o caso da Etiópia, o prazo é de até 120h antes da chegada. Em outros, como Cuba, o prazo é de 72h. Já na França, por exemplo, o período é até 48h. 

Sendo assim, procure saber com antecedência qual a exigência do seu destino. 

É preciso estar vacinado?

Determinadas nações estabelecem que, além do teste negativo, você também precisa estar totalmente vacinado contra a Covid-19 para ingressar no país. Este é o caso de:

  • St. Martin;
  • Catar;
  • Maldivas;
  • França;
  • Irlanda;
  • Islândia;
  • Polinésia Francesa. 

Nessas situações, é necessário apresentar o comprovante de vacinação, em alguns casos traduzidos para a língua do país de destino. Além disso, cada nação exige um tempo mínimo entre o momento da última dose do cronograma de vacinação e a data de ingresso no território.

Você também precisa ficar atento às vacinas que são aceitas por cada governo. Afinal, nem todos os imunizantes estão validados de forma global. A Coronavac, por exemplo, não é aceita na França e nem no Catar. 

O seguro viagem é obrigatório?

O seguro viagem ganhou mais visibilidade depois da pandemia e, com isso, mais turistas estão aderindo ao serviço. Além do mais, ele passou a ser uma exigência obrigatória para a entrada em muitos países, como:

  • Namíbia;
  • Aruba;
  • Bolívia;
  • Costa Rica (apenas para brasileiros não vacinados);
  • Curaçao;
  • Ilhas Turcas e Caicos;
  • Camboja;
  • Emirados Árabes Unidos;
  • Jordânia;
  • Tailândia;
  • Ucrânia. 

Fora isso, países que integram o Tratado de Schengen já exigiam a documentação antes mesmo da pandemia. Portanto, preste atenção à necessidade de possuir um seguro no país para o qual vai viajar.   

Documentação extra

Para finalizar o nosso texto, vamos falar rapidamente sobre um documento chamado PID. Ele não é obrigatório em nenhuma viagem internacional, mas você pode querer solicitá-lo. 

O que é o PID?

PID é a Permissão Internacional para Dirigir. Com ela em mãos, você consegue dirigir veículos em todos os países que integram a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário e naqueles que atendem ao princípio de reciprocidade com o Brasil. 

Para emitir o PID, basta entrar em contato com o Detran do seu estado e ter uma CNH válida. Na hora da viagem, lembre-se que é necessário andar sempre com esses dois documentos para não ter problema com as autoridades locais. 

Como deu para notar ao longo do artigo, são muitas documentações exigidas em viagens internacionais. Por isso, organize-se com antecedência, separe toda a papelada e deixe-a facilmente acessível no momento do embarque, durante todo o tempo de permanência no exterior até o hora de retorno ao Brasil. 


Esperamos que as informações aqui apresentadas tenham sido úteis para você. Boa viagem!



PUBLICADA EM: 19/08/2021 14:36:22 | VOLTAR PARA: Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Oito Turismo



OITO TURISMO AGENCIA DE VIAGENS LTDA
BH Shopping: Rodovia BR 356, 3049 - Loja BH 45
Bairro: Belvedere
Belo Horizonte - MG
WhatsApp Clique aqui!
Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.